FIREPOCTEP+: termina com êxito a missão a Bruxelas com visitas à NATO e ao Parlamento Europeu

Os beneficiários do projeto FIREPOCTEP+, cofinanciado pela União Europeia no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg VI-A Espanha-Portugal 2021-2027 (POCTEP), realizaram a primeira ação em consórcio através de uma missão de trabalho em Bruxelas (Bélgica), que decorreu a semana passada. A Comunidade Intermunicipal do Algarve é um dos parceiros e integrou a comitiva. 

A missão realizou-se entre os dias 22 e 24 deste mês, foi promovida pelo beneficiário Fundação Finnova, e contou com a participação de representantes da Comunidade Intermunicipal do Algarve, que é um dos parceiros do projeto FIREPOCTEP+. A AMAL  é responsável pela execução do Plano Intermunicipal de Gestão de Combustíveis do Algarve; pelo acompanhamento de ações a desenvolver nas Zonas Estratégicas de Gestão e pela promoção de Workshop’s colaborativos e Jornadas de divulgação dos trabalhos desenvolvidos, incluido ações de sensibilização da população.

No arranque da missão, a 22, realizou-se a primeira reunião técnica dos grupos de trabalho, em que foram definidos os próximos passos do FIREPOCTEP+. Os coordenadores de cada atividade apresentaram as principais ações a desenvolver, os objetivos, os resultados e o planeamento anual para 2024. Ainda nesse dia, os beneficiários participaram numa jornada de networking, em conjunto com o projeto ERASMUS+ SETOFF, sobre o intercâmbio de boas práticas na gestão de riscos florestais.

No dia seguinte, 23, o consórcio visitou o Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da União Europeia (ERCC) Ali, especialistas em gestão de emergências explicaram o protocolo de resposta a incêndios florestais e também as ações desenvolvidas durante o ano passado.

FÓRUM “FIREFIGHTING INTERREG LEGACY" 
Em colaboração com o projeto SETOFF EU, realizou-se, também, o fórum "FIREFIGHTING Interreg Legacy", com o objetivo de partilhar os resultados do 1º "Congresso Ibérico de Áreas de Gestão Estratégica #FIREPOCTEP, realizado em outubro de 2022, e discutir o futuro da cooperação europeia. Jean-Pierre Halkin, Head of Unit da DG REGIO (Comissão Europeia), e Simona Pohlová, Deputy Head of Unit da mesma instituição, participaram na sessão com uma apresentação sobre o papel e a importância do programa Interreg no desenvolvimento de projectos transfronteiriços. 

VISITA À NATO E AO PARLAMENTO EUROPEU
No último dia, 24, os participantes visitaram a sede da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e reuniram-se com Irina Novakova, diretora do Centro Euro-Atlântico de Coordenação da Resposta a Catástrofes, e com Katrien Vanhamme, que apresentou o protocolo de ação da organização e os principais mecanismos de intervenção em caso de emergência. Participaram também numa conversa com Khan Jahier, Staff Officer da Divisão de Resiliência da NATO, que descreveu a história e o crescimento da instituição e as principais operações em curso. A missão em Bruxelas terminou com uma visita ao Parlamento Europeu.

SOBRE O PROJETO:
O projeto FIREPOCTEP+ (Paisagem resiliente face a grandes incêndios florestais: resposta a emergências, melhoria da interoperabilidade e reforço das capacidades operacionais e sociais face às alterações climáticas), é um exemplo de cooperação transfronteiriça, empenhada na preservação do ambiente e no crescimento socioeconómico das regiões envolvidas.