Aprovadas mais 3 candidaturas no âmbito da reabilitação dos sistemas de abastecimento de água 

Foram aprovadas mais 3 candidaturas, num investimento que ronda os seis milhões e meio de euros, no âmbito da Medida SM1 – Reduzir Perdas de Água no Setor Urbano, enquadrada no Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). 

As três candidaturas são dos municípios de Tavira, Olhão e Alcoutim, (Tavira EG Taviraverde / Ambiolhão e CM Alcoutim), representam um investimento de 6.576.166,88€ e dizem respeito à renovação de troços de condutas com elevados níveis de perdas reais de água. As obras a realizar irão permitirá obter valores significativos de eficiência hídrica, já que vão reabilitar 32,5 km de rede, permitindo uma redução de 281 465 m3/ano volume de perdas reais.

Até ao momento, através da Medida SM1, já foram lançados 3 Avisos, aprovadas 33 candidaturas em 13 municípios algarvios, a que correspondem 25,83 milhões de euros e 95 empreitadas e aquisição de serviços, sendo que na grande maioria dos casos as obras já estão a decorrer.

As candidaturas apresentadas são analisadas e aprovadas por uma Comissão de Gestão, que integra elementos da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), da Administração da Região Hidrográfica do Algarve - Agência Portuguesa do Ambiente (ARH-Algarve/ APA) e da Universidade do Algarve. 

A Medida SM1, gerida pela AMAL (através de um contrato de financiamento no valor de 43,9 milhões de euros, celebrado com a Estrutura de Missão “Recuperar Portugal”), integra três vertentes: Requalificação das redes de abastecimento de água; Instalação de zonas de medição; Controlo e criação de zonas de pressão controlada. 

No final da sua execução, até 2026, prevê-se que estejam reabilitados 125 km de rede de abastecimento de água em baixa e que se contribua para uma redução de 2hm3 na procura de água nos sistemas naturais. 

Informação Complementar:

Esta medida integra o Plano de Eficiência Hídrica no Algarve, que está enquadrado no PRR, é coordenado pela Agência Portuguesa do Ambiente, através da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, e é composto por seis medidas:

  • ·   SM1 – Reduzir perdas de água no sector urbano (da responsabilidade da AMAL)
  • ·   SM2 – Reduzir perdas de água e aumentar a eficiência no sector agrícola (da responsabilidade da DGADR/Fundo Ambiental)
  • ·   SM3 – Reforçar a governança dos recursos hídricos (da responsabilidade da APA – ARH Algarve)
  • ·   SM4 – Promover a utilização de Água Residual Tratada (da responsabilidade da Águas do Algarve)
  • ·   SM5 – Aumentar a capacidade disponível e resiliência das albufeiras/sistemas de adução em alta existentes e reforçar com novas origens de água (da responsabilidade da Águas do Algarve)
  • ·   SM6 – Promover a dessalinização de água do mar (da responsabilidade da Águas do Algarve)